quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Desmatamento da Mata Atlântica afeta Araruama


Dados divulgados pela ONG MATA ATLÂNTICA revelam que o Estado do Rio de Janeiro vem sofrendo com o desmatamento sistemático da Mata Atlântica.
A cidade de Resende aparece em primeiro lugar e Araruama em terceiro com 229 hectares de sua mata devastada.
Os dados revelam ainda que este fenômeno vem ocorrendo desde do ano 2000 e pode estar sendo provocado por incêndios causados pela ação do homem na expansão da agricultura, pastos e fabricação de carvão.
A organização informa ainda que o Estado do Rio de Janeiro vem fazendo o seu dever de casa e reduzindo o desmatamento.
O novo Atlas indica o Rio de Janeiro como o estado mais avançado na preservação do bioma. Das 31 cidades que já criaram planos municipais para a Mata Atlântica, 16 são fluminenses — entre elas, a capital.
Entre 2013 e 2014, foram desmatados apenas 12 hectares. O Rio criou unidades de conservação e está investindo em sua estrutura. E também estabeleceu o compromisso de aumentar a cobertura nativa da floresta.
A criação de um plano municipal para Mata Atlântica em Araruama incentivando a prática do turismo rural, principalmente em torno da represa de juturnaíba, Soubara em São Vicente e áreas de Morro Grande, com o engajamento da população, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e da Câmara de Vereadores é de vital importância para a conservação desse ouro verde.
Se nada for feito estaremos fadados a destruir este patrimônio afetando de maneira irreversível o clima e a água em nossa cidade e região.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por Participar do Meu Blog!
Toni Saltarelli