segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Intolerância Religiosa bate a sua porta.



A violência no estado do Rio de Janeiro cresce a cada ano, mas isso você já sabia. O que talvez você não saiba é que o nosso estado liderou em 2014 o registro de denúncias relacionadas à
religião em todas as faixas etárias. Além disso o Rio de Janeiro, nos anos de 2011 e 2014, foi a unidade da federação com maior número de discriminação religiosa contra crianças e adolescentes.

A intolerância religiosa é um termo que busca definir a atitude mental de certas pessoas diante da falta de habilidade ou vontade em reconhecer diferenças ou crenças religiosas de outros e foi a responsável pela morte de milhões de Judeus pelos Nazistas durante o Holocausto ocorrido na 2ª guerra mundial.

Na legislação brasileira, há vários dispositivos que condenam a discriminação religiosa, dentre elas podemos citar o art. 19 da CFB; o art. 208 do CPB e a lei federal 7716/89 alterada pela lei 9459/97. Mas, infelizmente, só a legislação não foi capaz de inibir a crescente violência gerada por pessoas que não conseguem conviver com as diferenças.

Não podemos mais tapar os olhos a tudo o que está acontecendo. Nós precisamos dizer para nós mesmos que existe preconceito e discriminação de qualquer forma no Brasil. Acreditar e cobrar de nossos lideres religiosos, uma postura frente a este problema, é o primeiro passo para enfrentarmos uma realidade a que muitos brasileiros não gostariam que estivesse batendo a sua porta.

Um comentário:

  1. Queridos, entendendo que a agressividade ao próximo é algo intolerante. Mais se fosse um espirita apedrejando um evangélico não sairia e não teria esse destaque na midia. Quantos cristão estão sendo mortos,torturados até a morte cruelmente e nada disso aparece na imprenssa? Jamais aceito ou aceitarei esse tipo de violência porque antes de tudo eles são um ser humano, e na palavra de Deus diz: Ame ao próximo, como a ti mesmo. Vamos refletir então! ;)

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por Participar do Meu Blog!
Toni Saltarelli